sábado, 26 de janeiro de 2013

Stardust - a resenha da estrela

Olá pessoas!


Hoje vou trazer a resenha do último livro que li: Stardust - O mistério da estrela, do Neil Gaiman!


Achei o livro bem legal, mas creio que teria aproveitado mais a leitura se eu tivesse 15 anos ou menos. A história tem um clima de conto de fadas e a leitura flui bastante! Creio que este livro é bem famoso entre as obras do Neil, e além do mais, em 2007 fizeram um filme baseado neste livro.

Para quem não conhece, o livro é sobre um rapazinho mala que vai atrás de uma estrela que cai do céu para dá-la a mocinha que ele "ama" (o detalhe é que ele não nota que ela está pouco ligando pra ele, e ainda faz ele de besta). Tristan Thorn (tolo, tonto, topeira, como diria nossa estrela Yvaine) então cruza a muralha que cerca a cidade onde ele mora e vai para a Terra Encantada atrás da estrela, e antes de encontrá-la ele anda bastante e conhece uma pequena criatura que o ajuda, conseguindo assim uma vela da Babilônia (um meio de transporte muito eficiente que leva até a estrela rapidamente).  Ao chegar até a estrela caída, Tristan descobre que ela na verdade é uma mulher que está com a perna quebrada (acho que ela deve ser muito forte por cair do céu e só quebrar a perna), mas ele parece não ligar muito para isso e a força a andar, além de amarrá-la a uma corrente mágica ¬¬ (Shame on you, Tristan).
Por sorte, no meio do caminho eles encontram um unicórnio, e Yvaine (a estrela) pode seguir montada nele. Óbvio que ela tenta fugir! O porém é que não é apenas Tristan que está atrás dela, mas também uma bruxa muito má e dois irmãos que estão disputando quem vai ser o rei da Fortaleza da Tempestade (Stormhold).  Nessa fuga Tristan acaba salvando a vida de Yvaine (a bruxa estava tentando matá-la), que pelas leis de seu povo, deve agora acompanhar Tristan aonde ele for (lei maldita). Fugindo da bruxa má, os dois vão parar em cima de uma nuvem e por sorte são resgatados por um navio que caça tempestades. 
Yvaine montada no unicórnio lindo; o capitão do navio
caça-tempestades e Tristan; a Bruxa má (que no livro
é morena e usa um batonzão vermelhão)
Bom, se eu contar mais, vou falar o final do livro, que é meio diferente do final do filme, que aliás, tem muitas diferenças com o livro. E algumas das diferenças me incomodaram bastante... principalmente quanto a descrição física das personagens... assim... no filme as personagens femininas são em suma maioria loiras e brancas... e no livro não é bem assim... a mãe do Tristan, por exemplo, tem a pele morena, cabelos pretos e crespos e orelhas de gato no livro, e no filme ela é branca, humanamente normal e tem cabelos ondulados... sem comentários para isso... vocês podem ver a foto aqui.
No longa-metragem também tem mais lutas, a parte do navio caça-tempestades é maior e mais cômica do que no livro, e no filme o Tristan não tem uma irmã e nem uma madrasta.... 
Nha, eu acho é que eu tenho sérios problemas com a temática "adaptação de livros para filmes" @_@ e isso porque eu geralmente gosto dos filmes... (só não posso pensar no livro enquanto assisto).

Bem, por hoje é só!

Au Revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário