terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quadrinhos, quadrinhos...

Olá pessoas!

Bom, vou avisando logo de cara que hoje meu post não terá nada a ver com moda Lolita, mas talvez com algo que acabe incomodando um pouco a gente, mesmo que indiretamente.
Como eu sou uma pessoa muito revoltada (e como este não será o único post sobre minhas revoltas), vou denominar uma série chamada "Carol Incorpora a Revolta" (um dia quando eu tiver saco explico isso de "incorporo a revolta" - pessoas que são ligadas às artes plásticas talvez entendam logo de cara). Enfim, vamos lá:

Carol Incorpora a Revolta #1

Como muitas pessoas, eu assisto The Big Bang Theory, e gosto de muitas coisas nerds (olha lá a bibliotecária que já inventou de fazer aula no IPEN-USP...). E acompanhando a série desde o começo, venho notando que os diretores tem dado umas derrapadas feias no roteiro (não sei se é impressão minha, mas o Raj já falou na presença de garotas sem ter ingerido bebida alcoólica...), e as piadas estão ficando menos nerds e sem graça (ao menos pra mim)... acho que sinceramente não vou aguentar mais um temporada se continuarem nesse ritmo ¬¬
Mas vamos ao que interessa: alguém já viu o último episódio? Chama-se "The Bakerfield Expediction" e é o 13º episódio da 6ª temporada, onde nossa querida turminha do barulho vai para uma convenção de quadrinhos (mas eles são roubados no meio da estrada, então nem chegam na convenção). Aliás, só os meninos vão... as meninas ficam em casa, tentando descobrir o que eles vem de interessante nos quadrinhos... aí que o episódio começa a me incomodar...
Elas vão até uma loja de quadrinhos comprar alguns e thanrã:
Acho que o print aí em cima fala por si só...
Queria realmente saber se nos EUA é tão raro assim garotas gostarem de quadrinhos!? Se é tão espantoso assim entrar em uma loja de quadrinhos por lá!?
Olha, fazem anos que eu frequento lojas de quadrinhos, e ninguém me encarou por isso... já entrei em lojas que vendem acessórios pra RPG, e ninguém nunca me encarou por isso...
Eu já cursei uma disciplina de editoração em história em quadrinhos, e metade da sala eram meninas... aliás, talvez mais da metade...
Já fui também em eventos de quadrinhos, e vi muitas meninas por lá...
Sei muito bem que os quadrinhos da Marvel não dialogam muito bem com as mulheres (afinal, os heróis costumam ser, na maioria das vezes, homens, brancos, heteros, de direita... e isso acabam atingindo um ponto específico do mercado editorial), mas vejo diversas garotas gostando de quadrinhos da Marvel. Do mesmo jeito que vejo muitas garotas gostando de shonen (eu mesma adoro mangás shonen com super heróis - sim, eu ajudo o Goku a fazer a Genki-Dama =p). Do mesmo jeito que vejo meninas lendo Graphic Novels (eu adoro Sandman, por exemplo).
Porém parece que os produtores de TBBT não sabem disso, ou ignoram, estereotipando que quadrinhos são pra homens nerds, e achando que isso está sendo engraçado... 
Falando em esteriótipos, não sei se alguém reparou também, mas na série acabaram fazendo uma "clube da luluzinha" e um "clube do bolinha", e que nenhuma das meninas é da área de exatas. E vou te contar uma coisa: todas as disciplinas que eu cursei na área de exatas eram ministradas por mulheres, e eu vi muitas meninas nos cursos de exatas (tanto na graduação quanto na pós). Então estou achando que o problema é com os diretores da série... ou as coisas nos EUA andam muito piores do que por aqui...
 Ah sei lá, acho que estou revoltada por ser uma menina que lê quadrinhos e gosta de RPG (assim como tantas outras) e ver que tem gente que ainda acha que isso é coisa de menino, e que isso se reflete numa série que eu gostava de assistir (e que ainda está perdendo o seu melhor, as piadas nerds)... ¬¬ 
Bom, e o que isso teria a ver com incomodar as Lolitas? Bem, creio que muitas de nós vamos em convenções de animês, mangás, quadrinhos, RPG, e os raios que os parta... e não sei se é impressão minha (que frequento esses eventos a quase 10 anos - sim, comecei cedo), mas tem cada vez mais gente mal intencionada nesses eventos... gente com mentalidade tacanha de que nós meninas vamos lá para nos exibirmos pra eles, e que o evento é só deles e não nossos (depois eu não estranho notar que várias lolitas torcem o nariz para certos "nerds" e "otakus" - desses que pensam que Lolita e Ita é a mesma coisa), que nós não gostamos também de quadrinhos, RPG ou animês. Eu vou nesses eventos pra me divertir, pra torrar meu dinheiro em quadrinhos e muambas kawaii e pra vestir as roupas que eu gosto, não pra ser atração ò_ó/ e mesmo que eu estivesse de cosplay que deixasse minhas pernocas de fora, eu não estaria lá pra ser atração pra homens babões! 
Enfim, a Usagi vai punir essas pessoas que acham que quadrinhos não são para meninas!

Desculpem-me pela revolta, e pelo possível post confuso, mas não pude evitar...
Pela frente vai ter mais posts revoltosos, então não se preocupem tanto (espírito da Mafalda baixou na Carol)

Au Revoir



Nenhum comentário:

Postar um comentário